Uma urbanização do espaço em vídeo

Desenvolvido pelo arquiteto Chris Bennett, para o curso de Teoria Urbana na Escola de Pós-Graduação da Universidade de Harvard Design. A narrativa cartográfica digital representa muito bem a história da urbanização do espaço através de satélites, desde o lançamento do Sputnik pelos Russo em 1957, até os dias atuais.

Segundo o criador, em entrevista para o site Citylab:

“O curso fez parte do Urban Theory Lab , que está repensando a natureza da urbanização além dos limites tradicionais das cidades. Temas do curso de laboratório focado na localização de ‘urbanização estendida’ como uma maneira de entender as paisagens mais amplas que sustentam a vida urbana e por sua vez são transformados pela urbanização.”

Além do vídeo que você vê acima, vale ficar de olho nos dados levantados para esta pesquisa. Os dados levantados são incríveis, hoje há cerca de 1.100 funcionando com diversos objetivos como espionagem, observação e comunicação. Porém há outros 2.600 desativados, rondando o espaço sem objetivo.

cabo canaveral base americana

Cabo Canaveral na Flórida. Base de lançamento Norte-Americana.

No vídeo você consegue acompanhar a evolução através dos anos relativos aos satélites, bases de lançamentos e quais países colocaram mais deles em órbita. Outro ponto a ressaltar vem da questão histórica, como por exemplo a União Soviética que até 1991 aparece como um dos principais países em lançamentos de satélites e a partir desta data e com o desmantelamento da mesma começa a perder força nessa briga pela urbanização espacial.

cazaquistao base russa

Base russa no Cazaquistão

Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.