Curso: Ferramentas Digitais de Jornalismo de Dados

ferramentas jornalismo digital

Que tal acrescentar conhecimentos e de quebra dar aquela atualizada no LinkedIn com um certificado internacional? O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas oferece de 18 de agosto a 21 de setembro o curso de Ferramentas Digitais de Jornalismo de Dados, que vai ser ministrado em espanhol pela professora e jornalista Sandra Crucianelli. Inscreva-se e veja mais cursos na página do Centro.

Será em espanhol e eu não sei nem português direito? Muita calma nesta hora, porque se o espanhol dela seguir como o do vídeo não vamos precisar de muito esforço pra entender. Dá uma conferida na chamada para o curso:

Serão alunos do mundo inteiro que irão aprender como usar as ferramentas digitais para gerir o grande volume de dados que circula pela internet. Nas palavras da Sandra:

é preciso saber como encontrá-los, como processá-los, como colocá-los em contexto e dar-lhes um significado. Encontrar um furo é como encontrar uma pérola no fundo do mar.

Curso de Ferramentas Digitais de Jornalismo de Dados

Se tem uma coisa que não acho bacana como espectadora são aqueles cursos ou webinars gratuitos que só podem ser assistidos em um determinado horário e que você não pode pausar e nem olhar novamente mais tarde.

Um dos benefícios desse curso oferecido pela Universidade do Texas é que ele pode ser feito conforme a disponibilidade de tempo e horários de cada aluno, pois não é ao vivo. Serão realizados 5 módulos por semana, que segundo a página de divulgação do curso, ensinarão os alunos a “resgatarem dados da web profunda, extrair dados de formatos digitais e convertê-los em formatos abertos, lidar com grandes volumes de informação em bases de dados, compartilhá-los na nuvem e contar histórias de interesse jornalístico a partir da análise dos dados”.

Módulos

  1. Busca de Dados
  2. Extração e Gestão de Dados
  3. Processamento de Dados
  4. Visualização de Dados
  5. Criação e Funcionamento de Equipes de Dados

Sandra Crucianelli

Sandra CrucianelliA Sandra Crucianelli é uma jornalista especializada em jornalismo investigativo e de precisão, com ênfase em jornalismo baseado em dados. Ela é ex-bolsista internacional de Jornalismo Knight e atuou como líder em vários projetos jornalísticos digitais que tinham como objetivo criar novas equipes de dados em veículos latino-americanos. De 2012 a 2013, Crucianelli trabalhou na equipe de Jornalismo de Dados do jornal La Nación em Buenos Aires, Argentina, e no projeto Hacks/Hackers de Buenos Aires.

Certificado

Informação útil: apesar do curso ser gratuito, para receber o certificado é necessário cumprir com as demandas e pagar $30. Mas, vamos concordar que está mais do que justo pagar este valor para aprender com uma especialista na área durante mais de um mês e ter um certificado da Universidade do Texas, né?

E-books gratuitos

E para quem se interessou pelo conteúdo do curso, o Centro Knight disponibilizou e-books sobre ferramentas digitais para jornalismo de dados em português e espanhol, basta acessar os links e fazer o download.

Ferramentas Digitais para Jornalistas

 

E-book Herramientas Digitales para Periodistas

Agora que você está por dentro do curso de ferramentas digitais, aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais! E se tiver algum comentário ou dúvida é só teclar pra gente logo abaixo.