Dataminr for News: ferramenta para pautas no twitter

Uma parceria entre Twitter, CNN e a empresa Dataminr, uma empresa que recolhe e analisa dados no twitter, anunciaram uma nova ferramenta com o objetivo de ajudar jornalista a encontrar novas notícias no Twitter antes mesmo que elas viralizem pela rede social.

A CNN já usa sua versão do Datminr for News, como é chamado a ferramenta,  e que vem gerando pelo menos duas notícias diariamente retiradas da rede social. Alias, o uso do Twitter para notícias não é novo pelos seus repórter, onde seus repórter leêm posts no microblog enquanto a câmera mostra a publicação.

O Twitter tem se mostrado uma ótima ferramenta para ajudar jornalistas a capturar pautas e notícias, e não é de hoje que serve como fonte de informação. O exemplo clássico são os serviços de contas que informam sobre o trânsito na cidade.

No caso da CNN, foi relatado exemplo do tiroteio em um shopping em Maryland, twittado por uma funcionária da EMS e que antes mesmo de ganhar um repercussão maior na rede social, já foi captada pela ferramenta Dataminr for News.

Como Dataminr for News funciona

Dataminr tech

A web vem se tornando um ecosistema interessante de ferramentas que ajudam jornalistas e produtores de conteúdo a melhorarem sua rotina, recentemente publiquei aqui no Boas Ideas na Web algumas dessa soluções na internet como Contently, Máquina de Titulos, Knightlab Timeline e Ajude um Repórter.