Medium: Criadores do Twitter Lançam Nova Plataforma

A essa altura muitos de você já devem ter ouvido falar no Medium, a nova plataforma de conteúdo dos criadores do Twitter, Biz Stone e Ev Willians. Dois dos empreendedores mais respeitados da safra de tecnologia e redes sociais.

Vasta experiência eles tem, quando falamos em criação de ferramentas para criação de conteúdo e redes sociais, além do twitter, foram responsáveis pela plataforma que hoje pertence ao Google, o Blogger.

medium home

 

O que é o Medium?

O Medium é uma plataforma colaborativa de conteúdo, onde você pode espalhar e compartilhar suas ideias sobre qualquer tema. Além de textos você ainda pode adicionar conteúdo em vídeos, imagens, audios, enfim uma plataforma completa, mas com foco nas palavras, segundo o próprio release do site.

O Medium está liga intimamente ao twitter, pois para você se logar precisa de uma conta na ferramenta de 140 caracteres. Acredito, mas isso é uma visão minha, que o Medium foi criado como um complemento ao twitter, fazendo com os usuários possam extrapolar seus pensamentos em mais do que poucos caracteres do que o microblog.

 

O coletivo se destaca, no novo site de Stone e Willians, você pode não só escrever, como também criar coleções. Essas funcionam basicamente como uma categorização de um site, onde outros autores podem colaborar com seus artigos publicando em coleções que você criou. Você como criador daquela coleção pode aceitar ou não a publicação, ou seja, você é o moderador e tem poder de veto ou não. Em recente atualização do site, você agora pode além de vetar algum publicação em sua coleção, é capaz de argumentar a outro autor, explicando para ele porque você não permitiu sua publicação.

Outra feature do Medium que merece destaque é a questão de análise de suas publicações, o quanto eles estão atingindo um público, quantos acessos cada uma delas tem e por onde está vindo as visitas, seja pelo google, twitter, facebook. Mesmo que tímido em temros de funcionalidades esse analytics pode ser bem útil.


analytics medium

 

Se você se interessa tenho algumas coleções na qual você pode contribuir, todas elas com foco em marketing e conteúdo. Content Hub, Marketing Digital Brasil e Digital Com.