Spritz: uma nova forma de leitura

Spritz é um projeto que promete revolucionar o modo e a velocidade com que lemos hoje em dia, aumentando nossa produtividade. Para entendermos melhor a startup e o projeto que está baseado em Boston, os criadores argumentam que a leitura tradicional necessita de espaço físico na página ou na tela. Assim a leitura se torna um pouco mais demorada, pois temos que mover nossos olhos de palavras por palavras e linha por linha.

Com o Spritz, as palavras aparecem uma a uma em um “pequeno espaço” como mostra a figura abaixo.

spritz funiconando

Além disso, você tem a capacidade de aumentar a velocidade que inicia-se 250 palavras por minuto, podendo chegar a 600 palavras por minuto.

O sistema ajuda ainda na melhora de legibilidade e velocidade, inclusive deixando mais confortável a leitura, claro, é necessário prática, pois realmente é um formato diferente. Mas pode ajudar por exemplo em sistemas mobile como smartphone, onde o tamanho da tela prejudica a leitura. Outra aplicação que pode se tornar uma boa, são os atuais wearables como google glass, smartwatch e outros dispositivos vestíveis.


Se você é programador, ou tem um bom conhecimento nessa área, você pode colocar o aplicativo no seu site e permitir que outros leiam nesse novo formato seus textos.